segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Sobre o LM - Retro 09, e malhando as Sinapses para 2010

Lesmas Velozes - uma idéia que deu certo

A idéia do blog LM foi tida nas férias de fim de ano de 08, sendo que o blog só foi iniciado efetivamente em Janeiro de 2009. O objetivo do blog era criar um espaço para contribuir com textos, imagens e vídeos sobre qualquer coisa que envolvesse cultura ou interesse atual dos seus membros, sendo que estes atuariam como redatores e leitores ao mesmo tempo.

A idéia deu certo, e só em Janeiro, tivemos 14 posts bem construídos, que envolviam assuntos divergentes, mas interessantes para os envolvidos no projeto. Dentre estes, tivemos posts sobre música (ayreon, ost de Beck, ost de Bleach, Sonata Artica), sobre PSP (Atualização de CFW) e os recordistas de comentários do mês, sobre Anime (Wolf's Rain, Beck e Avatar, com 6, 7 e 10 comentários, respectivamente). Somente no primeiro mês, tivemos 14 posts que geraram juntos 76 comentários (!!!).

A forma descontraída do blog existiu desde o começo, visto que o nome e o layout foram criados com estes princípios em mente. O nome "Lesmas Velozes" vem de uma carta do jogo Munchkin (da Steve Jackson Games, responsável por GURPS), conhecido e jogado entre os colaboradores iniciais.

Alguns de vocês podem se perguntar o porquê de "uma idéia que deu certo", visto que os últimos 3 meses não houve atividade no blog. Porém digo a vocês que mesmo que o blog tivesse acabado, este atingiu o seu objetivo. Foi muito divertido manter o blog até agora, e acredito que contribuiu para continuarmos juntos. Mas não acabou! Ainda vem mais coisa por aí, galera....

E só para descontrair um pouco.... fomos referenciados já, sabiam? dêem uma olhada em http://animebypt.blogspot.com/2009/07/para-acabar-em-grande-musica.html.


Uma análise de 2009

No ano passado, tivemos 64 posts e 364 comentários. Os meses mais agitados foram, como se pode ver, Janeiro, Maio, Junho e Setembro.

Acredito que estes números sejam ótimos, tirando o final do ano, em que não tivemos movimento no blog.





Os assuntos abordados durante o ano foram bem diferenciados. Acho bem legal isso, pois não criamos uma identidade restrita, e nos focamos em trazer conteúdo interessante de forma geral, para todos.

Considerando os assuntos sendo "Anime", "Filmes", "Jogos", "Música", "PSP", "Random Stuff" e "Reflexões", podemos ver os assuntos mais citados em posts.

Fica claro que Random Stuff e Animes foram os assuntos mais abordados durante o ano, porém as categorias de Música e PSP chegaram bem perto.


Post Classificação
Pain Of Salvation - Spitfall Música
“Trabalhos escolares prontos” Random Stuff
Filme de Ghost In The Shell Filmes
Toxicity no Violino Música
I've gotta feeling!!! Música
Stewart o Anão Radioativo Comédia
Você sabe diferenciar? Random Stuff
Up, Altas Aventuras! Filmes
Tarboy Random Stuff
Fãs de música clássica e heavy metal são parecidos... Música
Olhando alguns vídeos no youtube, vi esse vídeo so... Anime
VMB 2009 Música
"Year book yourself" ;D Random Stuff
Tengen Toppa Gurren Lagann Parallel Works Anime
Anime Friends 2009 - 12/07 Anime
Tengen Toppa Gurren Lagann Anime
Dancing Presidents Random Stuff
nintendo sixty four - OMG!! Random Stuff
Baccano! Anime
Busou Renkin Anime
Katekyo Hitman Reborn! Anime
Music Bounce Jogos
Os Seminovos Música
Music Catch 2 Jogos
Histórinha Random Stuff
Hajime no Ippo Anime
1º Video do DJMP2 - Soleim PSP
Pai nosso... Random Stuff
Transformers: Revange of the Fallen Filmes
2 = 1 Random Stuff
Novo PSP Lançado PSP
Mais sobre o vento! Random Stuff
Engenharia eólica Random Stuff
Soul Eater Anime
Attack of the Otaku Anime
Me indicaram esse vídeo, e eu achei muito interess... Random Stuff
Lesmas Velozes Random Stuff
Inacrebilívable!!! Random Stuff
FDP! Random Stuff
Dj Max Portable 2 Download PSP
[PSP] Mangá no PSP PSP
Tinha que postar.... Random Stuff
[PSP] Convertendo Videos (com legenda) para PSP - ... PSP
Soul Eater OSTs Anime
Quem quer ser um Milionário? OST Filmes
Beyond Our Comprehension Reflexões
[PSP] a série DJMAX PSP
[PSP] iR Shell Returns !? PSP
Sayonara Zetsubou Sensei Anime
[PSP] iR Shell Returns ?! PSP
Avatar - The Last Airbender Anime
Beck: Mongolian Chop Squad Anime
Wolf's Rain Anime
[Música] Ayreon Música
PSP Upcoming List PSP
Resident Evil is back! Filmes
Sonata Arctica Música
Atualização de CFW PSP
O Curioso Caso de Benjamin Button Filmes
Beck OSTs Anime
Bleach OSTs Anime
Emulador de PSX Jogos
Nightwish - Dark Passion Play Música
Blog começando! Random Stuff






Gostaria que assuntos como Reflexões e Jogos apareçam um pouco mais nos próximos posts, mas fiquei muito satisfeito com 2009.

Boas idéias - Congratz!

Dentre os acontecimentos aqui no LM, queria lembrar o início das discussões gigantes de comentários. Achei bem legal aquela vez em que ficou eu, o Levi, o Yamino e a galera debatendo.

Também queria lembrar do FDP e da Histórinha. Foram brincadeiras que geraram bastante divertimento. Acredito que devemos fazer coisas parecidas neste próximo ano.

E, é claro, uma das coisas mais interessantes do LM são os reviews! Tivemos ótimos reviews, como o do Avatar, o do Hajime No Ippo e o do Soul Eater.

Sugestões de Melhorias

E agora para o futuro! o/

Gostaria que usassemos melhor a ferramenta de marcadores do blog (sabe aquela caixinha em que atualmente estamos colocando tudo que tem a ver com o post?). Se usarmos os marcadores para separar assuntos, podemos usar um gadget que separa os posts, e isso vai facilitar a busca de posts antigos para ler, além de ficar mais fácil organizar e contabilizar os posts.

Sugiro a lista que eu fiz acima, mas gostaria que comentassem sobre o assunto (nada de "blz." ou "sei lá...").

E tem um grande porém de fazer isso... Teríamos que rever todos os marcadores dos posts antigos, o q dá um certo trabalho. Porém podemos fazer cada um em seus posts. O que acham?

2010 - o q vem por aí?

Pois é! Gostaria de dizer o que vem por aí, mas nem eu sei ao certo. Ficaria feliz se o blog
voltar a ter movimento. Pretendo postar algumas coisas nos próximos dias. E para tentar ajudar quem quiser contribuir, farei uma pequena lista de coisas que gostaria de ver em formato de post (mas n se prendam a isso... são só sugestões).

sugestões:
- A história do PSP e do CFW
- Review de Distrito 9 e Avatar
- Animes mais esperados do ano
- Review da Saga Twilight e comentário sobre o Lua Nova
- Filmes mais esperados do ano (Homem de Ferro 2, Kick-Ass, Alice no Pais das Maravilhas, Toy Story 3, O Hobbit, Tron, etc)
- Jogos de PSP (algum que seja bem legal)
- Jogos de PC (idem)
- Como funciona o cinema 3D e o que é o cinema 4D

Conclusão

É isso ae, galera! Um abraço a todos e vamos animar o LM! \o/

9 comentários:

  1. Boa Daniel, gostei muito do post, realmente muito bem escrito =). Acho que você tem toda razão, só vendo agora o seu post que eu me toquei a grande quantidade de posts do nosso blog, realmente é bastante.

    Tem um monte de blogs por ai que não juntam 64 posts em toda a sua existência =)... OMGGGGG SIXTY-FOUUURRRRRRRR, THANK YOU, YEAHHHHH!!! (mlk do nintendo 64)...

    Vou fazer um post sobre duna aqui no blog, pra ver se eu incentivo a galera a ler também \o/, mas não agora, se não a gente ia ter um overpost (excesso de posts de uma vez só XD)...

    PS: Cara, eu rachei demais quando eu vi a foto do poster do 2010.

    ResponderExcluir
  2. Uhuuuuu É issaew, tive meu nome citado!! Uhu!!

    Ha! Já me antecipei! o post sobre Avatar está feito! Alias vou acatar a idéia do distrito 9. E estou sentindo falta também de um post sobre watchmen!

    Quanto aos marcadores concordo, com esses dá para organizar bem, e caso surgirem mais assuntos criamos novos marcadores.

    Tentarei postar o máximo que puder nessas férias! Vamos agitar esse blog!!!

    ResponderExcluir
  3. Vlw, Rodrigo!

    Será que conseguimos atingir os 150 nesse ano? ô.o

    Acho legal um post sobre o Duna. É uma obra famosíssima que além dos livros já tem filmes, porém pouca gente mais nova conhece. Estava lendo que existe até continuação não oficial da história. E não esqueça de mandar os PDFs. Ler no PSP é mto bom mesmo. Estou lendo o Tropas e está bem legal.

    Por falar nisso, um post do Tropas também seria legal. Se puder, aproveite para colocar sua opinião sobre a parte política e militar que discutimos no Amigo Secreto. É bem interessante.

    ResponderExcluir
  4. Opa... legal um sobre o Watchmen! E tem coisa pacas para falar, hein?

    ResponderExcluir
  5. |Ôh se tem!

    Alias tentarei colocar mais reflexões modernas! XD

    E como sempre chamo vocês para continuarem lendo o meu blog!! E comentem!! XD

    oultimoatlante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. ...Sobre a organização do blog, acho que anime/mangá seria mais apropriado para aquela categoria...

    Fiquei com vontade de fazer nossos mascotes!!
    Fazer uma lesma para cada classificação XD

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o post!! Minha nossa, vc fez gráficos de linhas e de pizza que nem a gente vê no jornal na época das eleições *-* que lindo!
    Agora vendo todo o nosso trabalho junto é que eu percebo como foi ótimo o projeto como um todo, uniu o pessoal, falamos sobre assuntos de interesse comum, descobrimos coisas malucas e até fomos citados em outro blog o.o
    Depois dessa já me deu vontade de fazer vários posts sobre filmes e bandas ;D heheh E se eu acabar indo morar no interior (Araraquara onde fica a o meu campus da Unesp) o blog vai me deixar mais perto de casa ;} mas tomara que eu fique por aqui mesmo heheh

    ResponderExcluir
  8. Blza Daniel, vou fazer um post sobre o tropas também \o/.

    Ow, gostei da idéia das lesmas mascotes tb XD... Boa, se desse seria legal.

    ResponderExcluir
  9. Wow fomos citados! (Modéstia a parete foi por causa das OSTs q EU postei xD)

    Amei a idéia de mascotes, e tbm gostei da idéia de dar uma organizada melhor...apesar de q eu já estava tentando fazer isso, mas a minha maneira, e mais entre os meus posts mesmo =P
    E todos eles já têm a categoria Anime e Mangá ò.ó

    E Watchmen muito bom, eu quero mesmo ver um post sobre ele =3
    E preciso ver o fim do filme...maldito Dimitrius, é tudo culpa dele!

    ResponderExcluir