quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Percy Jackson & Os Olimpianos - O Ladrão de Raios


Olha eu aqui denovo!
Uau! Dois posts em uma semana! XD
Vamos ao que interessa!


Percy Jackson & Os Olimpianos para quem não conhece é um livro infanto-juvenil aventuresco escrito por Rick Riordan publicado no Brasil pela editora intrínseca, que fala sobre um garoto descobrindo a mitologia escondida em nosso mundo.
Isso te lembra Harry Potter? Não é para menos, semelhanças não faltam. Não sei se foi porque o escritor se inspirou no HP ou se foi mesmo feito em uma fôrma parecida. A questão é que não estou aqui para falar das semelhanças, e sim justamente do que o difere dos outros.

No começo do livro ficamos um pouco com deja vu, pois se trata de três jovens, o principal, a garota e o amigo abobado, temos até profecias, porém logo vamos percebendo que se trata de uma aventura totalmente diferente. Ao longo da história Rick Riordan vai fazendo analogias dos deuses e do que eles representam, trazendo a mitologia para o mundo moderno com um Dionísio cuidando de um acampamento e tendo de controlar seu vício com a bebida, um centauro cadeirante e um olimpo que necessita de elevador para se chegar.

Geralmente os primeiros livros de séries são introdutórios e mais sem graça, porém já no primeiro livro Percy visita desde as profundezas do hades até o esplendor do olimpo.
Nesse mundo seres mitológicos se disfarçam de seres humanos vivendo em meio a todos outros nas cidades e possuem também a névoa que impede que os humanos os vejam como realmente são.
A trama principal é que alguém teria roubado o artefato mais poderoso do olimpo, o raio de Zeus, e uma profecia aponta para Percy que tem que lutar para provar sua inocência e recuperar o poderoso raio.
A sub-trama mais interessante é a de Grover, um jovem sátiro que tem como missão encontrar o deus Pã, o deus da natureza e dos seres silvestres, que está desaparecido nesses tempos modernos.


Porém, não venho falar do livro! Para quem não sabe, já está para lançar o filme! A película, que está sendo dirigida por Chris Columbus, está prevista para chegar aos cinemas norte-americanos no dia 12 de fevereiro de 2010. Chris Columbus?
Sim, o diretor dos dois primeiros filmes do Harry Potter, que por sinal são os que o público considera mais fiéis a obra.


O filme trará atores desconhecidos entre os principais como Logan Lerman(Percy), Alexandra Daddario(Annabeth) e Brandon T. Jackson(Grover) e Jake Abel(Luke).
Porém não economizou nos secundários, conta com a presença de Pierce Brosnan(Quíron) e Uma Thruman(Medusa) no elenco, além dos deuses: Sean Bean (Zeus), Kevin McKidd (Poseidon), Steve Coogan (Hades), Rosario Dawson (Perséfone).


Vamos aos detalhes, ficaram parecidos? Não, nem um pouco. Aparentemente decidiram fazer o principal que é só um garoto com problemas na escola e meio rebelde se tornar um emo galãzinho. A annabeth que era para ser loira de olhos cinzentos transformaram em um garota sem sal e o grover que era para ser um branquelo ruivo passou por um processo de cota em filmes de ação. haha
Mesmo com essa drástica mudança na aparência dos personagens eu ainda acho que pode ser bem fiel, afinal o propósito do livro era trazer a mitologia para os tempos contemporâneos, o que é mais contemporâneo que esse estilo moderninho do Percy?

O Saga é formada por cinco livros, então preparem-se para mais uma sequência de filmes de magia e ação com heróis adolescentes.

Esse filme está na lista dos que eu quero ver na estréia também. Eu recomendo! Se bem que sou meio suspeito para falar de cosias que tenham a ver com mitologia.

Confiram o trailer com o Majestoso Olimpo *.*!!


6 comentários:

  1. "Se bem que sou meio suspeito para falar de cosias que tenham a ver com mitologia." Levi

    Imagina!!! Quem? vc? xD

    Tenho um amigo que está lendo o livro e disse que é bem legal, mas sei lá... n confio mto... hehehe

    Algum de vcs está lendo ou já leu? Tenho mais interesse em livros do que em filmes.

    ...e ótimo trabalho! Dois bons reviews em pouco tempo!

    vlw!

    ResponderExcluir
  2. Que legal Rafa, a última que vez que eu fui no cinema já tava passando o trailer, pareceu bem legal. No início eu não tinha curtido muito a idéia do filme/livro, achei meio viajado de mais, mas depois de lembrar de Matrix, Senhor dos Anéis e HP tudo é válido hasuhauahsua ;D
    Esse filme promete ^^

    Ps:eu tb não lí o livro ainda xD

    ResponderExcluir
  3. Na verdade estou eu lendo, ja estou no terceiro, o Moreira tb ta lendo e a Lara tb.
    E mais um pessoal que eu conheço.
    Ta todo mundo gostando muito. ^^

    ResponderExcluir
  4. Legal... vou colocá-lo em minha lista ;)

    vlw

    ResponderExcluir
  5. Esse trailer realmente me empolgou sem contar q eu adoro a temática mitológica ^^

    ResponderExcluir