segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Avatar - Crítica



Porque não falar de Avatar, a nova sensação bilhetérica do momento?

Sir James Cameron em sua nova empreitada deu o que falar, positivamente e negativamente.
Ouvi várias opiniões sobre o filme, desde pessoas que acharam perfeito a pessoas que acharam uma droga.

Uma coisa não se pode negar: O filme rendeu, e rendeu beeemmm!!! A arrecadação total do filme passa de 1,02 bilhão de dólares. Pouco não é mesmo? Considerando que... opa você disse bilhões?

Uma coisa une aqueles que odiaram dos que adoraram, todos viram! E tem coisa mais importante que isso para o cinema?
Muitos dizem que James Cameron é o cara da indústria cinematográfica, que ele sabe fazer filmes, que ele traz novas tecnologias. Na minha opinião se tem algo que o cara sabe é vender os filmes, sejam bons ou ruins.

Mas vamos ao que interessa, o visual e a história!
Sim, nesse filme estes atributos tem de ser avaliados separadamente.


.:Visual:.


Avatar trouxe consigo uma grande experiência tecnológica, e o avanço do que conhecemos como 3D. Realmente a sensação de assistir aquele filme é como olhar para uma janela e acreditar que tudo tem dimensões, volume. Uma sensação única de profundidade.
Poucas vezes as coisas entram por esta janela, não como em cenas de susto, mas sim em situações que nos levam ao clima emocional e psicológico do momento, como por exemplo quando aqueles pequenos seres brilhantes(woodsprites) caem como neve.


Pelo que pude ver dos bastidores agora os atores atuam normalmente que simultaneamente já são transformados em suas versões digitais. E nem preciso falar da sensação de real que tudo passa, cada folha daquela imensa mata parece tangível, verossímil, assim como seus habitantes.

Agora deixando a qualidade gráfica de lado, a questão estética é bela mas nem tanto inventiva.

Quando eu lia que tudo naquele mundo era criado de forma a sustentar toda a realidade do filme, onde cada ser foi criado considerando o ambiente e a biosfera do planeta.
Imaginei que seria algo como o alien de gigger. Não existe nada parecido com aquilo no mundo, apesar dele seguir uma estrutura anatômica parecida com a dos vertebrados do nosso planeta: possuir boca, braços, pernas e cauda.

Não vi muito dessa inventividade estética. Quando vi um rinoceronte com focinho de tubarão martelo e uma cauda de pavão na cabeça me lembrou meus desenhos de quando era moleque e adora inventar espécies misturando de um modo improvável o que já existe. Além do mais os próprios na'vi não são lá muito criativos, mas devo concordar são uma gracinha. haha
Índios + elfos + noturno(x-men) + furry(anthro) + olhos de anime = Na'vi
(Momento ultra nerd On)
Uma coisa que me chamou a atenção também foi a base evolutiva dos seres:
Se parar para pensar existem espécies com seis membros sem contar com a cauda e espécies com quatro!? Seriam duas bases evolutivas? A diferença, além do tamanho, entre aqueles dois "répteis" voadores é que um possui duas garras além das quatro asas. Ou seja seria cada um de um reino biológico diferente?
(Momento ultra nerd Off)


Quanto a indumentária dos Na'vi nem vale a pena discutir pois é tão pouca roupa que seria uma perda de tempo comparar com vários tipos de índios e aborígines. E ficou muito bacana o visual indígena, principalmente a pintura de guerra do Jake Sully.

Apesar de tudo ser muito terreno ficou muito bonito e agradável de se ver, o que provavelmente era a intenção dele. Até porque nada afirma que um ambiente de outro planeta não possa se parecer com o nosso, não conhecemos a aplicação da vida em outros planetas e sua evolução.

Quanto aos humanos...
O filme demonstra como se fosse o pessoal do alien que conseguiu chegar em outro planeta, pois o visual tecnológico de tudo lá é muito similar ao de Alien.
Uma cena muito daora é a do capitão lutando contra
Jake Sully utilizando aquele robô muito loko!
Aquele display da sala de comando é show de bola no visual!

.:História:.

A história para muitos foi o que mais deixou a desejar. A narrativa é boa, a trama/enredo é bem sustentada e liga muito bem os fatos, entretanto para todos nerds bundamoles o que vale é a criatividade e originalidade apenas, e bem, isso inexiste.

Se analisarmos a história veremos que ela é simplesmente a história mais manjada de todas:
Homem vai invadir outra civilização para usurpar de suas riquezas, para isso manda um representante para descobrir suas fraquezas ou negociar, esse representante se apaixona pela filha do cacique que estava prometida para o mais bravo guerreiro do povo que por sua vez estava para se tornar o próximo líder da tribo...
Pra resumir digamos que é um Pocahontas High Tech.
Ou seja a idéia não é nada nova, mas a forma que foi contada é ótima.


Por outro lado analisando mais profundamente eu acho que faltou uma reflexão mais profunda sobre o valor da vida que eles usam como apenas bonecos. E coisas como um discurso ou uma conversa de alguém que se tocou que isso aconteceu durante toda a história da humanidade. Sequer foi explicado pra que raios serve aquela pedrinha. (Eu particularmente acho que tem a ver com a anti-gravidade daquelas enormes ilhas voadoras)
A própria construção da identidade da civilização Na'vi eu achei fraca. Se aqui na terra temos civilizações tão absurdamente distintas, com costumes diferentes, lá ficou idêntico(até onde mostrou) aos indígenas. Porque é um macho o líder do bando? Porque a mulher dele é sacerdotisa?
Apesar dessas questões temos que ter em vista que esse filme visava todos os públicos não podia ser tão denso e complicado de se entender, talvez por isso escolheram um tema simples e manjado.

Um fator que me agradou foi a questão da terra como um ser vivo e tudo literalmente conectado. Eles transformaram um conceito de várias crenças sobre a terra em algo científico.

Juntando o visual com a história se encaixa muito bem, e apesar dessas questões levantadas o filme consegue ser belo, emocionante, divertido e bem amplo para possibilidades. Ou seja se prepare pois é possível uma continuação. Alias seria realmente divertido um jogo online de Avatar.

Conclusão...

É um ótimo filme para se assistir principalmente em 3D!

9 comentários:

  1. Então cara, eu também gostei de Avatar, uma coisa que eu e o resto do pessoal reparou é que: pelo trailer o filme parece um lixo, sério, os trailers são quase uma propaganda negativa =/...

    Eu fui esperando muito pouco e realmente me surpreendi, porque o filme foi bem legal.

    Aquilo que vc comentou sobre a roupa, realmente, eles tem pouca roupa, mas isso tem uns motivos:

    -> Eles estão num ambiente parecido com uma floresta tropical, que deve ser muito úmido e quente.

    -> Tecido é uma das coisas mais chatas de se renderizar direito em 3D, dá muito trabalho e exige muito processamento. Só tem uma coisa mais chata do que tecido: Cabelo. Não sei se vcs viram, mas difícil um Na'Vi com cabelo solto, ou muito comprido. Geralmente eles usam algum tipo de trança.

    Bom, quanto a eles serem uma gracinha... Eu não concordo, no filme achei eles meio estranhos, não chegam a ser feios, mas tive um sentimento de estranheza.

    Eu achei a história do filme muito parecida com a da conquista do oeste americano também, além do Pocahontas XD.

    Também acho que o filme pode até ter alguma continuação, porque tem várias pontas soltas:

    -> Ficou tecnologia humana no planeta, isso é um problema muito grave.

    -> Será que os Na'Vi se tornaram permanentemente hostis a raça humana, representando uma ameaça as gerações futuras?

    -> A humanidade se tornou dependente de Unobtênio (assim q escreve?)? Caso haja dependência, com certeza não vai ficar sem por causa do erro de um cara em massacrar os nativos e ferrar com a expedição exploratória.
    Pode ser que os humanos resolvam voltar a explorar unobtênio com alguma abordagem mais amigável (ou não) ou diferente.

    ResponderExcluir
  2. Cara.... eu adorei o filme.

    É um pocahontas high tech? dâne-se :D
    Concordo com o fato da história ser super manjada, mas a experiência geral (total) do filme é muito boa!

    Lembro bem que a partir do momento em que o Jake entra pela primeira vez em seu avatar e foge daquele consultório médico, eu mergulhei de cabeça no filme! Só olhei para o lado perto do final, que achei que perdeu um pouco do ritmo.

    Agora quanto aos comentários:

    - A galera adora Mecha. Eu não sou exceção, mas n ví nada de especial na tecnologia humana do filme.

    - roupas são mais utensílios de beleza do que utilitários. Tirando coletes à prova de bala e roupas de astronautas, só usamos roupa por beleza (que é bem discutível) e por frio (que não é o caso dos Na'vi, pelo clima e pela temperatura do corpo deles).

    - hmmm... Me simpatizei bem rapidamente com eles. N sei por que, mas os achei bonitos também.

    - Também não gostei da parte do Unobtênio. Faltou muita coisa nessa parte! Foi mancada com o pessoal mais aficcionado.

    - Caraca! Nem percebi o lance da quantidade dos membros dos animais. Ótima sacada. Queria saber a resposta.

    E é isso aí. Gostei muito do filme e recomendo para todo mundo! Inclusive saí um dia desses para assistir de novo, mas não consegui. Os ingressos haviam se esgotado. :)

    ResponderExcluir
  3. Obs: ótimo review. Seus reviews estão melhorando. Vou aguardar o do Distrito 9, blz?

    ResponderExcluir
  4. Hmmmm... acho que não fui bem compreendido.
    Qunto a vestimenta eu quis dizer que é tão pouca roupa que nem vale a pena questionar a originalidade.

    Na verdade eu sigo essa opinião da inutilidade da roupa!

    Realmente, essa questão da posterioridade é interessante. Porque, o que aconteceria se os humanos voltassem uns 10 ou 12 anos depois?

    Por exemplo, os Na'vi se tornariam a civilização utópica em que se alia tecnologia sustentavel com relação com a natureza?
    Ou tomariam um caminho parecido com o do ser humano?

    E quanto aos humanos que ficaram ali?
    Houveram alguns Na'vi hibridos misturados com DNA de seres humanos, há alguma possibilidade de procriação entre humanos e Na'vis?
    Ou mesmo entre os hibridos e os normais, que tipos de mutações poderiam ocorrer?

    E mais uma pergunta besta, eles se reproduzem pela trança? provavelmente não XD... se não eles estariam tendo relações com todos outros animais XD

    E quanto a ser pocahontas high tech, por mim dane-se tb XD

    Como não são uma gracinha, a Neytiri é sexy XD, outra curiosidade que eu percebi justamente por achar que ocorreria... em nenhum momento rola uma cena peitinho!!! hahaha aquela pena tampa todo momento em nenhum ângulo, mesmo os de ação, aparece o seio dela! haha

    Alias os bichos terem seis patas achei massa, principalmente os cabalos e o predador mor meio felino loko!

    ResponderExcluir
  5. E um grande salve para Trudy Chacon que morreu heróicamente, ela é foda. Só acho que ela não devia ter morrido poh. T.T

    ResponderExcluir
  6. Uou! Que belo post! ^^
    Bem...Sobre o filme:

    -Visual: Na minha opinião tava muito louco, principalmente os Na'vis, o jeito que eles movem, tipo meio felino e ao mesmo tempo parecido com humano, sei lá curti =] Achei eles muito bonitinhos também, no começo parecia que eles tavam meio desnutridos, tipo com anorexia heheh mas depois que você se acostuma eles ficam mais fofinhos (ps:por que será que eles escolheram fazer eles tão magros? Seria para agradar a população de hoje que tem como referencial de beleza modelos hiper magras?)

    -História: Realmente estava bem manjada, na hora eu não liguei muito pra isso, mas depois você começa a pensar e dava para eles terem desfarçado um pouco isso. De qualquer jeito eu gosto desse tipo de história "união impossível pelas regras, mas que no fim dá certo" tipo meio Iracema, O Guarani, Pocahontas, Crepúsculo hsuahsua zuei xD

    -Roupa:Por mim tava legal, bem moda da selva hsauhsuahsuah.(obs: não sou a favor da moda nudista rsrsrs xP )

    -Pedrinha misteriosa: Fiquei muito perdida quando o filme acabou, tipo "e a pedra? Servia para algo importante afinal?" --> curiosidade mor!

    -Ajuda da mãe natureza: Adorei a ideia do planeta ouvir o que o Jake tinha pedido e atender, principalmente porque nem o povo Na'vi sabia que isso era possível ;D

    -Rabinho com saída usb: Fiquei meio "que coisa zuada é essa meu?" pra mim não tinha muita necessidade desse baratinho, mas foi uma forma rápida para se domar os "animais" na história sem perder muito tempo, é só ir lá e plugar heheh

    -Mortes: Morreu muita gente xP Tudo bem que é uma guerra, mas podiam ter salvado alguém mais dos humanos bonzinhos além do Jake (triste)

    Acho que é só, inté ;]
    ps: é muito bom separar o comentário em tópicos, vc não se perde ;D

    ResponderExcluir
  7. Confiram essa curiosidade:
    http://www.omelete.com.br/cine/100024347/Zo%C3%AB_Saldana_explica_como_os_Na_Vi_fazem_sexo_em_Avatar.aspx

    haha

    ResponderExcluir
  8. Então Ma, eu acho que os Na'Vi são magros e altos porque eles evoluíram num ambiente com uma gravidade menor do que a da Terra, com isso o mais natural é eles serem assim, já que não tem tanta força puxando eles pra baixo.

    ResponderExcluir
  9. Huahushauhs cortaram a cena um pouco e os atores ainda acharam engraçado filmar ;D

    Então Rô, sei lá acho que é também por causa do esteriótipo de alienígena, tipo alto e magrinho hehe

    ResponderExcluir