quarta-feira, 3 de junho de 2009

2 = 1

Aew outro post meu! Cheguei mto cedo na faculdade e estou ocioso =).

Lembrei disso quando mostrei o post do Gabriel (
Inacrebilívable!!!
) pra uns amigos meus.
a = b
a2 = ab #multiplicado "a" nos dois membros
a2 + a2 = ab + a2 #Soma "a2" nos dois lados
2a2 = ab + a2 #Arrumando a equação
2a2 - 2ab = ab + a2 - 2ab #Subtrai 2ab dos dois lados
2a2 - 2ab = a2 - ab #Simplificando fica
2(a2 - ab) = 1(a2 - ab) #Dá pra fatorar a eq. de cima desse jeito
2 = 1 #Cancelando o (a2 - ab) dos dois lados da eq.

Obviamente, foi por isso que o governo está tirando as notas de 1 real de circulação, afinal, já temos a nota de 2 que é igual a de 1. ;)

Ok! Eu sei a resposta desse =)... Mas tentem pensar vcs mesmos no furo disso (nada de googlear!).

6 comentários:

  1. Ai vai uma tentavia...
    quando vc multiplica um lado vc tb tem que multiplicar o outro, mas na parte # subtrai 2ab dos dois lados, quando se soma algo de um lado se subtrai do outro, não?

    Cheguei perto?

    ResponderExcluir
  2. Hmm.... eu não tenho certeza se está certo o que eu pensei, mas se no começo você fala que a=b no final se substiirmos em "a²-ab" teremos que a²-a.a = a²-a² = 0, com isso 2.0=1.0 hauhauhauau
    0=0 xD
    Morte às notas de dois e um real, as moedas de 50 centavos devem reinar! uhauahuahuahua xP

    ResponderExcluir
  3. Aê, máh! é isso!

    a idéia é que há divisão no último passo. Veja:

    2(a2 - ab) = 1(a2 - ab)

    para simplificarmos isso temos que dividir tudo por (a2 -ab), certo?

    porém, o único jeito dessa igualdade ser verdadeira é se a for 0.

    MAS, se a = 0, temos algo assim:

    (2 * 0)/0 = (1 * 0)/0

    o que é errado! pecado! proibído! XD

    ok? acertei?

    abraços pessoal

    ResponderExcluir
  4. Rô fala aê se a gente acertou depois, ok?

    Viva a matemática das pegadinhas xD (menos no vestibular, é claro rsrsrs )

    ResponderExcluir
  5. realmente, cancelar os dos parenteses está fora de questão, a resolução certa seria:

    2(a²-ab)-1(a²-ab) = 0
    a²-ab = 0
    a(a-b) = 0
    portanto
    a = 0 ou a = b

    ou seja, voltamos ao ponto de partida ^^

    ResponderExcluir
  6. Aew!!! A resposta é a divisão por zero msm \o/... como disse o Daniel 0/0 é proibido!!! Só Chuck Norris consegue!

    ResponderExcluir