terça-feira, 26 de maio de 2009

Soul Eater

Soul Eater (ソウルイーター, Devorador de Almas) é um mangá e anime de Ookubo Atsushi. O mangá é publicado na revista Monthly Shounen Gangan (月刊少年ガンガン), a mesma revista que publica FullMetal Aclhemist e outros mangá de menos sucessos, sendo uma boa parte adaptações de jogos da Square Enix (patrocinadora da revista), como Kingdom Hearts e Star Ocean. O anime começo a ser exibido na TV Tokyo 4 anos após o início da publicação do mangá e foi produzido pelos estudios Bones (de FullMetal Alchemist, Wolf's Rain, Darker Than Black e Ouran High School) e Aniplex (FullMetal Alchemist, Bleach, Naruto, Samurai X) e distribuido por Media Factory (Burst Angel, Ikkitousen, School Rumble) e Dentsu, além de ser fortemente patrocinado pela Square Enix.

A série conta a história de 3 artesões (meisters em inglês, que significa artesão mestre ou 職人 shokunin em japones, literalmente artesão) e suas "armas" (武器 buki) que são na verdade seres humanos que podem se transformar em armas, são eles Maka Albarn (マカ・アルバーン) e sua foice Soul Eater Evans (ソウル・イーター・エヴァンス), BlackStar (ブラック☆スター) e sua lâmina Nakatsukasa Tsubaki (中務 椿) e Death the Kid (デス・ザ・キッド) e suas pistolas Patricia "Patti" Thompson (パティー(パトリシア)・トンプソン) e Elizabeth "Liz" Thompson (リズ(エリザベス)・トンプソン). Todos têm por objetivo ciar ou se tornar (no caso das armas) Death Scythes (デス・サイズ, Foices da Morte) ao comer 99 ovos de Kishin (que são almas corrompidas) e 1 alma de Bruxa e logo no começo estão muito perto disso, mas cada um por seus motivo específicos acabam perdendo essa chance.

O anime e o mangá seguem a mesma história, no entanto pelo fato do anime ter seu character design feito por Ito Yoshiyuki eles acabam tendo um traço em diferente e o trabalhos dos estudios e dos outros desenhistas fazem a animação impecável e o anime chama muito a atenção por este aspecto (aliás foi por isso que eu e Gabriel começamos a assitir), portanto as lutas são muito bem trabalhadas e bem mais longas q o no mangá.
Quanto ao mangá, ele tem um traço bem mais simples as lutas não são lá muito emocionantese e várias vezes acaba sendo mais apelativo (os fanservices da Blair e da Tsubaki são muito exagerados).
Sendo assim é quase totalmente preferível o anime no começo, mas só no começo...

O autor já havia declarado não ser muito fã de anime, mas não via problemas em fazerem a animação de sua série desde que não o atrapalhassem e é aí que estava o problema. Pelo fato do anime ser transmitido semanamalmente em não muito tempo ele acabou alcançando o mangá, sendo que este sequer tinha pervisão para termino, e por ter uma publicação lenta (mensal, sendo que cada capítulo, com sorte, daria conteúdo para um episódio de anime) ficava inviável fazer fillers até esperar o mangá se distanciar, então a opção foi leva-lo para o mesmo caminho que FullMetal Alchemist: "criemos nosso próprio fim, então"
E pelo fato do mangá não ter lutas emocionantes ele começa a tender para um lado psicológico, onde as lutas são mais importantes pelo impacto q causam do que pelo duelo em sí, enquanto o anime continua investindo nos duelos, afinal, é seu forte.

Atenção: a partir deste momento o conteúdo conterá spoilers (revelaçoes sobre o enredo), então leia por sua conta e risco.

Anime X Mangá

As histórias começam a se diferenciar a partir da luta contra Mosquito pelo Brew, no anime, neste momento Maka usa o Majin Gari (魔人狩り, caçador de demônios) pela primeira vez, sendo q no mangá ela só o usaria pela primeira vez na missão seguinte, e seria contra o palhaço demoniaco, que era um "protótipo" de Kishin, enquanto no anime este palhaço foi derrotado pelo Kid e era uma máquina de Eibon. Mas nessa parte a diferença é leve.
As coisas pesam quando Medusa vai fazer um acordo com a Shibusen, no anime ela pede proteção, no mangá ela pede o comando da operação de invasão ao Castelo da Vovó Yaga (sede da Arachnophobia). No anime rola uma invasão que mais parece uma guerra, onde todos vão lutar, já no mangá é uma invasão muito bem organizada, com um grupo formado só pela Maka, Kid, Kilik, Ox, e suas armas Soul, Liz, Patti, Thunder, Fire e Harvar, eles entram na surdina e lá se encontram com Eruka, as irmãs Mizune e Free, todos se disfarçam e abrem caminho até locais específicos para possibilitar uma invasão à sala príncipal da Arachne, onde esta e Maka lutam ferozmente, sendo q no anime sequer acontece uma batalha direta contra Arachne.
Outra diferença gritante é Butataki Joe (B.J.) q no mangá tem um papel de investigador, devido sua habilidade incomum (que eu não vou dizer =D) e no anime tem uma função de mecânico (o que na verdade condiz muito mais com sua aparência) e acaba criando o Death City Robo, que por sinal é um dos aspectos mais condenáveis do anime, aquela luta rídicula de robôs gigantes entre este que eu citei e o Castelo da Vovó Yaga (ô lutinha besta =/)
Bor sinal outra coisa muito diferente é a função do Brew, no mangá sua função é muito mais condizente com seu nome (Fermento), ele faz crescer os poderes do usuário, já no anime é o "retardo", a apelação, de realizar o desejo mais forte do usuário...

Por essa carência de detalhes na trama o mangá acaba superando o anime, mas o final do anime não desmerece em nada a série, foi muito bem feita a luta, a idéia do sangue de arma da Maka aflorando eh muito criativa e aposto que agrada a qualquer um e colocar a Coragem como oposto da Insanidade foi uma grande sacada, ainda mais por ser como os próprios Kishin e Maka dizem, tanto um como o outro, qualquer um pode ter.

Aqui acabam os Spoiler.

Pra quem ainda não viu, eu acoselho baixar a série por este site: SOUL WEB
E só pra lembrar aqui já tem as OSTs da série, quem não baixou, baixe, vale a pena conferir.

É isso aí, espero que tenham gostado, qualquer coisa pode reclamar, estou aberto a críticas ^^

3 comentários:

  1. OPa muito bom seu post bem resumido e com boa análise, mas sinseramente, eu não vi inteiro, vi apenas alguns eps iniciais, e sem querer vi o fim pq meu irmão estava vendo, e achei(com o perdão da palavra) ridículo aquele fim, muito manjado e um tanto quanto infantil... mas ai vai de gosto.

    Estarei postando algo em breve, assim que aliviar os trampos da facu aqui gente... ta tenso... mas em breve trarei a vocês um tostão de meus tons digitais...

    Até

    ResponderExcluir
  2. O fim até foi meio manjado, mais ficou muito bom no contexto e foi a melhor animação q eles fizeram desde q se distanciaram do mangá (excluindo a luta do Black Star com o Mifune, mas isso tem no mangá tbm), então eu acho q valu a pena =)

    E estarei esperando ansioso por um post seu aki (q até agora só teve 1 =/) pq pelo q tenho visto no seu outro blog, seus post são muito bons ^^

    ResponderExcluir
  3. pessoal, vcs acham q vale a pena assistir o anime do Soul Eater? pq?

    Todo mundo fala q o final é zuado...

    ResponderExcluir