segunda-feira, 12 de abril de 2010

Fim Do Mundo




Bom dia, boa tarde e boa noite!

Dando uma passeada pelo blog percebi que nosso grupo é bom pra fazer certas viagens filosóficas mas que pouco colocamos disso no blog. Sem mais enrolações vamos para o assunto:

FIM DOS TEMPOS
(risada malévola ON)(bwuahahahahaha)(risada malévola OFF)

Muito tem se falado sobre o assunto. Por toda nossa existência trouxemos esse medo como o maior de todos, maior até mesmo que da morte.
Nas culturas milenares já se predizia que um dia, o mundo como conhecemos jamais existiria. Seja pelas mãos de um soberano Deus, ou pelos atos humanos ou até mesmo por motivos astrológicos o mundo irá para o brejo em milhares de diferentes versões, desde os maias, até profecias bíblicas, Nostradamus, os hindus, I ching, We Bot e profecias que envolvem até mesmo Einstein.

Um fato astrológico que está sendo estudado e que foi comprovado é o alinhamento do Sol e da Terra com o centro da galáxia nas proximidades de 21 de dezembro de 2012. O que um alinhamento desse tem de tão potente? Na verdade cosmologicamente sempre mistificam quando astros se alinham, mas fisicamente falando o que isso causa? Existe algum fator energético, elétrico ou gravitacional?
Todos resultados conhecidos por alinhamentos são apenas estéticos, como o eclipse solar e lunar.


Misticamente falando o alinhamento acontecerá com o 13º signo. Temos na constelação os doze signos do zodíaco, e para quem não sabe a linha que os signos zodiacais fazem nada mais é que a nossa galáxia. E o centro da galáxia fica entre a ponta da cauda de escorpião e a ponta da flecha de sagitário. É lá onde acreditam existir um signo secreto. O signo de ophiucus.


Segundo as crenças temos várias opções no nosso cardápio de fim de mundo. Muitos dizem que com esse alinhamento os pólos da terra vão mudar alterando a vida nela como a conhecemos e grandes cataclismos ocorrerão. Para muitos acontecerá o Juizo final, onde os bons serão salvos e os maus irão para o inferno. Há também os que acreditam que haverá a volta do messias para purificá-los de todo mal, e outra versão de que serão extra-terrestres que prometeram voltar a nosso planeta. Uma das vertentes é a oposta, dizendo que virá ao mundo o Anti-cristo, que trará consigo o apocalipse. Alguns acreditam que um meteoro cairá sobre a terra, outros que uma segunda estrela se aproximaria da terra, outros acreditam que haverá uma tempestade solar que arruinara com o planeta e temos também os que não acreditam nisso tudo, mas que sabem os danos que temos feito a terra e acham que isso não terminará nada bem.

Segundo o calendário maia, será o fim de um ciclo de ciclos. Que para eles são cinco ciclos, e nós estamos no quinto e último. Mas o que acontecerá depois do último? voltaremos para o primeiro ou tudo acaba? Essa sim é a maior questão. Será que seremos livrados de nossa responsabilidade perante os nossos erros com tudo acabando? O modo como o ser humano vem lidando com o planeta, e como vem se degradando cada vez mais, se enchendo de culpas e piorando cada vez mais seus erros... será que desejar que tudo acabe não seria como pedir para fugir de seus compromissos, para esquecer de seus erros.


Não duvido que passaremos por mudanças drásticas, mas não acho que seremos extintos, seja por motivos espirituais, ou motivos evolucionistas, acho que sobreviveremos e evoluiremos. Muitos dos dinossauros evoluíram e se transformaram, tanto que dizem que os pássaros são suas evoluções, portanto alguns sobreviveram para que isso fosse possível.
Acho que o ser humano não está sabendo lidar com suas responsabilidades e almeja pelo fim como um adolescente revoltado tomado de más decisões pensando em suicídio e como sabe que nem para isso tem coragem deseja que algo intervenha e ponha um fim a tudo.


Uma das profecias que me intrigam é a dos papas, que seria uma lista com todos os papas dizendo que o papa atual é o penúltimo, profetizando o fim da religião católica.
É essa uma interpretação bastante interessante que me vem a cabeça: 2012 é o fim para as crenças como modo de resposta absoluto para as coisas.
Uma das coisas que está me chamando a atenção para esta data é que várias culturas diferentes estão achando razões e suas versões para 2012. Já passamos por várias profecias não concretizadas, por vários fins de mundo desde 1666 à 2000 entre outros. Mas não tínhamos o grau de informação que temos agora e não estavam todas crenças apontando para a mesma direção tão fortemente como agora.

Ou essa mudança/fim acontecerá ou será o fim da crença nessas profecias. Será a última chance que daremos ouvidos para o menino que gritava lobo, pois agora ele está gritando muito alto e em todas as línguas, mas se isso não acontecer será a prova de como todas essas crenças são falhas.

Será o fim do mundo como o vemos, com crenças que nos segam e mudanças de atitudes se queremos viver por muito mais tempo.



...isso me leva para uma outra reflexão o nosso papel aqui na terra, mas isso fica para outro post até mais!!!

11 comentários:

  1. Uhul!Ótimo texto, realmente fazia tempo que ninguém tocava em assuntos tão filosóficos, místicos e polêmicos ao mesmo tempo ;]
    Então, na minha pequena opinião, o mundo não acabará em 2012 e nem sei dizer quando isso ocorrerá, mas acredito que vai demorar umas boas décadas hehe.Uma coisa é certa, se o ser humano continuar agredindo o planeta e não mudar de postura teremos imensos problemas pela frente, desde catástrofes climáticas até desertificações.Falando em mudanças no ambiente em que vivemos isso me lembrou dos Maias, eu ví num documentário que eles foram para o colapso de sua civilização graças ao desmatamento descontrolado (a madeira era usada para aquecer materiais usados na construção de templos) que secou o rio do qual eles usavam a água para sobreviver, gerando falta de comida e água e consequentemente uma guerra civil. Essa civilização já sofreu da ganancia de recursos naturais e da falta de preocupação com o impacto ambiental e vemos onde tudo isso chegou, deveriamos tentar mudar o presente para não vivenciarmos um fim tão violento e drástico como o deles.
    Nossa meu comentário ficou parecendo introdução de programa do Planet Green shuahsuahsu ;D

    ResponderExcluir
  2. hehehe... bom tema.

    Não acredito que algo como o "apocalipse cristão" exista. Para mim, a única relevência da data como sendo um evento importante para a humanidade é devido ao fim do calendário Maia de longos períodos, visto que esse povo era incrívelmente avançado em arquitetura, matemática e astronomia. Segundo eles, 2012 seria o fim de uma era, onde os seres humanos seriam praticamente destruídos (como o fim das outras eras) e os sobreviventes puros evoluiriam para um ser superior, criando a próxima sociedade. Esse acontecimento seria decorrente de vários sinais, como o derretimento das calotas poláres (visivelmente existente), e seria finalizado com uma tempestade de raios solares (mais sobre as tempestade em http://en.wikipedia.org/wiki/Solar_flare), que afetaria muito o nosso planeta. Como os próprios cientístas da NASA confirmaram que haverá atividades do tipo entre 2011 e 2012, tal teoria tem algum crédito (desconsiderando algumas viajens religiosas das lendas Maias, como o fato de ser um deus doido que vai fazer o sol emitir as ondas, etc). Os mesmos cientistas, porém, disseram que tal ocorrência não será tão radical. É algo a se pensar. Mais sobre o assunto aqui: http://mortesubita.org/jack/miscelania/textos/fim-do-mundo/a-profecia-maia-2012.

    Um fato que achei muito interessante que vc comentou é sobre o fim das crenças. Nao tinha visto por esse angulo, mas tbm n acho q seja real. As religiões já passaram por vários micos e já fizeram muita besteira (ver assuntos relacionados ao sexo, aborto, uso de medidas preventivas contra as DSTs e, claro, não podemos esquecer das guerras santas e inquisições comandadas pela igreja), e não houve o fim das religiões. Assim como no filme do Livro de Eli, o poder das palavras escritas em um livro supostamente sagrado é muito forte no mundo atual contra aqueles que precisam de ajuda, esperança em algo maior, ou simplesmente não acreditam que a vida é regida pelas regras da natureza que nós cientístas tentamos entender. Ah! E lembre-se que a história NÃO é o que aconteceu, mas são os fatos formalizados que nos são disponibilizados sobre o passado. E esses são altamente volúveis em um mundo onde existe aqui e alí uma imprensa submissa ou de vez em quando uma restringida pela lei (ver absurdo da censura do Estadão, que já se estende por aprox. 260 dias, aqui: http://www.estadao.com.br/pages/especiais/sobcensura/). Falei sobre a história, pois as coisas sempre mudam, assim como as religiões, e casos são abafados.

    Para finalizar, digo que não devemos nos preocupar com isso até pelo menos o meio do ano 2012. Afinal, os Maias prevêm o fim da longa era para dia 21 de Dezembro de 2012... hahahaha

    [[]]'s
    Daniel

    ResponderExcluir
  3. Particularmente...eu detesto esse assunto ¬¬
    Acho q a última coisa q temos q nos preocupar é com o fim do mundo ¬¬
    Claro, concordo q temos q cuidar dele, como a Mariana disse, senão é obvio q passaremos por uma crise, mas essas histórias mistificadas de q a humanidade vai acabar, a mim, parece uma grande bobagem.
    Essa história do fim do calendário Maia, como meu próprio professor de história havia dito, eles só não fizeram mais pq foram dizimados pelos espanhóis =/
    E por último...Nostradamus...quero saber quando foi q ele disse q o mundo ia ACABAR em 2012? pq segundo ele nós passariamos pela pior Guerra da história q, supostamente começaria em Maio de 1998 e duraria 27 anos, e então o mundo viveria em paz até 3000 e cassetada...

    É isso aí...e não me pronuncio de novo sobre esse assunto a não ser q haja um bom motivo ;D

    ResponderExcluir
  4. Bom, vamos esclarecer alguns assuntos...
    Primeiro, este post, não se trata de "vamos nos preocupar com o fim do mundo" e sim sobre pensar sobre o consicente coletivo que deseja ou acha que vai acabar...

    Daniel, eu não falei sobre o fim das crenças, eu disse o fim da crença nassas profecias(que apontam o fim do mundo). Mas de certa forma vejo que a religião em si está sofrendo colapsos, podemos ver por exemplo toda encrenca envolvida com Vaticano.

    Como assim os maias não fizeram mais por causa dos espanhois? Não se trata de um calendário não acabado, e também não é de cunho profetico. É apenas um calendário estelar que media os ciclos de alinhamento da terra com o centro da galaxia. Foi posteriormente mistificado, mas é como um calendário de eclipse, ocorre o eclipse e tudo volta ao normal.
    Eles simplesmente foram geniais em estudarem as estrelas de tal maneira que podiam prever coisas de duração tão estença como esse alinhamento.

    ResponderExcluir
  5. Quanto a esse calendário Maia, alguem tem informação de se um ciclo foi estabelecido? Isso seria uma explicação para o fim do calendário, eles encontaram um padrão e após o quinto ciclo os outros todos se repetiriam.

    A unica coisa que me preocupa sobre esse assunto do suposto "fim do mundo" é a taxa de suicidios e vadalismo... sinceramente eu acredito que no mundo muita gente ainda tem dificuldade para compreender informação e é completamente influenciavel pela mídia.
    Se levarmos em concideração o sensacionalismo e o ibope gerado por maioria com baixo estudo, acredito que podemos conciderar esse publico influenciável. A mídia se focando nesse assunto pode gerar grandes transtornos ao mundo.
    Como ficará o mundo pós "fim"?

    ResponderExcluir
  6. (momento ultra frio FDP mode on/)
    Na verdade o mundo está muito cheio e algumas mentes fracas se suicidando não faria falta, e isso não tem a ver com renda nem escolaridade.
    (/momento ultra frio FDP mode off)

    ResponderExcluir
  7. Eu concordo... sem ser um momento ultra frio...
    O que eu quis dizer com esses suicidios é que uma pessoa pode se suicidar com uma corda ou com uma granada... e ai é preocupante...
    Capiche? XD

    ResponderExcluir
  8. Por isso eu digo q a última coisa q precisamos é mais uma coisa com o q se preocupar...já temos problemas o bastante...

    ResponderExcluir
  9. A VERDADE SOBRE O 13º SIGNO

    Recentemente, apareceu o 13º “signo” que os astrônomos chamam de Serpentário. Na realidade, Serpentário não é um signo e sim uma constelação que está entre Escorpião e Sagitário. No meu livro CONHEÇA A ASTROLOGIA PARA MELHOR SE CONHECER publicado pela Editora Baraúna lanço uma nova teoria sobre o zodíaco como sendo o próprio campo magnético terrestre que foi originado do CAMPO MAGNÉTICO CELESTE (Energia Cósmica) na FORMAÇÃO da Terra e que permanece IMUTÁVEL. Portanto, é uma energia que nada tem a ver com o campo ferromagnético da Terra que muda com o tempo. Os PLANETAS percorrem RAIAS ENERGÉTICAS em relação a sua estrela mãe, no nosso caso o SOL. Não importa sua distância elas fazem parte do TODO ENERGÉTICO UNIVERSAL que nos envolvem. Os planetas percorrendo essas raias dão equilíbrio ou desequilíbrio às energias pessoas, dependendo de sua angulação em ralação à Terra. Essas raias em si é que caracterizam os planetas que são apenas rochas perdidas no espaço, de forma que se trocarmos a posição da Lua com a de Plutão este assumirá as características da Lua e vice-versa. Além disso, as constelações de Escorpião e Sagitário estão muito próximas uma da outra de forma que se existiu sua influência ela foi incorporada às de Escorpião e Sagitário, ou então ela estava fora da eclíptica (caminho do Sol).

    As pessoas que acham que mudaram de signo devem atentar para o fato de que a personalidade é formada não somente pelo signo solar, mas igualmente pelo SIGNO ASCENDENTE, razão pela qual é preciso conhecer seu ascendente. O Sol imprime brilho na sua personalidade, mas o signo ascendente é sua PORTA CÁRMICA para esta vida e se houver planetas nele ainda mais interfere na personalidade total. Assim também o SIGNO DESCENDENTE significará tudo que você irá encontrar pela frente em sua vida. Tudo depende da posição dos planetas no mapa astral de nascimento. É por isso que muita gente acha sua personalidade mais parecida com o signo ascendente do que o solar. Engano de quem achar que mudou de signo. Como já disse: Serpentário é uma constelação e não signo. Agradeço a oportunidade de esclarecer. Qualquer coisa entre em contato.
    Pcabralcavalcanti@gmail.com – Mapa Astral Cármico

    ResponderExcluir